top of page
Buscar

PONTE DO CRUSH

  • Foto do escritor: borafalardesalvado
    borafalardesalvado
  • 12 de nov. de 2025
  • 1 min de leitura

Outro dia estava lembrando sobre o lugar que marcou a juventude de muitas gerações da cidade baixa. A ponte do crush, que ficava na Ribeira, fez parte da vida de muita gente que nasceu nos anos 80 e 90. Mas você sabe de onde surgiu esse nome e quando a ponte foi construída?


Na década de 40, a principal forma de chegada de mercadorias na cidade ainda era pelo mar. No atual bairro do Comércio existia o cais do ouro, local onde chegavam grandes partes das embarcações, seja para descarga de materiais, como também para compra. Para evitar o gasto com o transporte terrestre até o cais do ouro ou ao seu próprio galpão, grandes fábricas localizadas na costa construíram a sua própria ponte. Foi então que em 1948 a Monsanto decide criar a sua. Mas como virou crush?


A Monsanto mudou de endereço e muitas outras empresas chegaram ao local, mas quem ganhou a fama e é reconhecida até hoje pelos moradores da região é a fábrica de refrigerantes da crush. Principal rival da fanta na época, deixou de ser vendida nos anos 90. Chegou a ressurgir em 2010, somente no Ceará, mas não durou muito tempo.


Mesmo com o fim das fábricas em Itapagipe, a ponte ficou e marcou história de muitos jovens. A diversão era certa na maré cheia e a noite era a vez dos casais, em cima ou de baixo dela.


Em 5 de junho de 2019 a ponte do crush foi demolida para a tristeza de todos que tiveram a vida marcada ali.

foto: Tiago Quirino - @soterografando
foto: Tiago Quirino - @soterografando
foto: Derlei Correia - @derleicorreia
foto: Derlei Correia - @derleicorreia



 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page